quarta-feira, dezembro 26, 2007

Deu no Blog dos Blogs: Se é para vencer, o nome é Patrus

Durante uma audiência na Câmara, o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, foi surpreendido por uma declaração do deputado Inocênio Oliveira (PL-PE), uma das maiores raposas do Congresso, e especalista na arte de sentir para onde sopra o vento:

"Faço tudo o que o Lula mandar, mas tenho a minha preferência, e ela está nesta mesa"।Inocêncio referia-se ao ministro. Dizia, em outras palavras, que seu candidato a presidente é Patrus Ananias.

Pois estive conversando com alguns caciques dos partidos aliados ao governo justamente sobre isso: o sucessor de Lula। A turma não gosta de falar sobre isso abertamente. Então foram conversas "off the records". Mas posso garantir que eram cabeças coroadas do PMDB, do PSB, do PR e do PTB.

Reservadamente, o que tenho ouvido é o seguinte: Lula pode preferir lançar a ministra Dilma Roussef como sua candidata, ou pode até deixar o PT lançar a ministra do Turismo, Marta Suplicy। Mas se ele quiser mesmo vencer as eleiçõe, o nome é Patrus Ananias.

Mineiro, o petista Patrus sairia já com apoio do vice-presidente José Alencar e do minisro das Comunicações, Hélio Costa, podendo até obter uma sutil e quase-explícita simpatia do governadr tucano Aécio Neves e do ex-presidente Itamar Franco, praticamente unificando Minas Gerais। Não há eleição presidencial que não passe por Minas.

Patrus, para quem não atenta, é o homem do Bolsa Família। Hoje, praticamente desconhecido. Mas fortíssimo, na hora em que começar a ser apresentado ao eleitorado pobre como o "Homem da Bolsa".

Pois é. Ouvi e registrei. Mas ainda acrescento outra formulação: se Lula não escolher Patrus, se insistir, por exemplo, numa burocrata como a Dilma ou num nome cheio de rejeição como a Marta, ele na verdade estará apostando em outra direção. Estará torcendo pela vitória de José Serra.Não é impossível. Afinal, presidentes da República são figuras esquisitas. O antecessor de Lula, Fernando Henrique Cardoso, fez que apoiava Serra, mas torcia mesmo por Lula (depois se deu mal, mas isso é outra história). Lula também pode achar que um sucessor oposicionista é melhor do que qualquer governista...

Comentário do blogueiro: Inocêncio Oliveira está certíssimo. Patrus é o melhor nome no bloco governista para vencer as eleições contra o candidato da oposição José Serra (porque, sabe-se, esse será o candidato do PSDB). Ciro Gomes lhe falta a musculatura do PT. No PT, falta muito carisma e principalmente jogo de cintura à Dilma. E a Marta ainda precisa reduzir bastante sua rejeição (embora o índice de rejeição não é algo estático como alguns tentar iludir). E continuaria sendo uma disputa paulista, o que faria com que o candidato Serra saísse com grande vantagem. Já o ministro-candidato Patrus, tem carisma, mas é pouco conhecido. Mas isso não é um grande impeditivo. Bastaria colocá-lo mais forte na mídia. Com habilidade poderia unir Minas Gerais, e buscar o fortalecimento de sua candidatura nas regiões Norte e Nordeste. Mas isso é outra história.

Nenhum comentário: