sábado, outubro 18, 2008

O vale-tudo da corrida eleitoral

É hipocrisia imaginar que na corrida político-eleitoral o vale-tudo não é a regra, mas a exceção. A campanha da Marta Suplicy em São Paulo errou na estratégia eleitoral ao abordar a vida privada do candidato Kassab, mas não quer dizer que a eleição é uma peleja entre mocinhos. É um erro permitir que a campanha eleitoral invada indevidamente a vida privada do candidato. Esse é apenas um princípio. Todavia, o maior erro em termos de estratégia eleitoral é que a campanha da Marta devia prever a reação negativa da mídia, apesar de estar aí uma grande hipocrisia.
Os petistas reclamam que a mídia sempre escancara a vida privada deles, mas quando acontece com seus adversários, essa mesma mídia insurge indignada. É público e notório que a vida privada de Lula e Marta Suplicy (só para citar alguns) foi e continua sendo invadida descaradamente pela grande mídia que a todo custo busca proteger a vida privada do candidato Kassab. Marta Suplicy foi e continua sendo vítima de preconceitos resultados da invasão de sua vida privada (algumas verdadeiras calúnias). Esse é mais um caso de indignação seletiva.
Estrategicamente, a candidata Marta Suplicy deveria ter reconhecido o erro no início, pedido desculpas, sem abandonar a estratégia de levar ao eleitor mais informação negativa sobre seu adversário. Seria uma escolha tática, e não tem nada a ver com a noção de certo ou errado. Aliás, em eleição a idéia de certo ou errado é bobagem. Tanto é verdade que contra o PT vale-tudo, e ninguém fica espantado.
Tudo indica que Marta Suplicy só viu o comercial depois de sua divulgação, mais tal fato não é atenuante para ela. A responsabilidade da campanha é sempre do candidato (a). Assim, ao perceber a repercussão negativa, a melhor estratégia é sempre reconhecer o erro, pedir desculpas e manter a estratégia de outra forma (desde que ainda se acredite que a estratégia possa surtir resultado eleitoral).
Uma maneira inteligente de abordar a suposta homossexualidade do candidato Kassab é questionar a existência da Secretaria de Desburocratização. Para que foi criada? Teria sido para abrigar na administração de Kassab o deputado Rodrigo Garcia? Quais os critérios que levaram sua escolha? No final, alguém acabaria levantando a questão do homossexualismo de Kassab, sem precisar que a campanha abordasse sua vida pessoal.

Também é importante questionar o estrondoso crescimento do patrimônio de Kassab desde que iniciou na política no governo de Celso Pitta. O comercial de Marta Suplicy traz essas questões, mas a mídia ignora, centrando somente na sua suposta indignação. Nesse episódio, a mídia sem pudor propaga que a candidata tem preconceito contra homossexuais. É o vale-tudo da mídia contra Marta Suplicy. Contra Marta Suplicy o vale-tudo é permitido.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Sr. Jefferson,

Não sei se você pode ajudar nossa cidade, mas sou moradora de Angra dos Reis/RJ, veja essa matéria:

http://transpangra.t35.com/docsprefeitura/candidatosxfiliacao.htm

Há mais ou menos 6 meses surgiu uma TVComunitária aqui TVCOM canal 99 na Net e o povo começou a ter voz para reclamar as mazelas dessa cidade. A TV Câmara que devia fazer isso só publica materias que são aprovadas e dirigidas pelo atual Prefeito Sr. Fernando Jordão do PMDB. Uma vergonha só tivemos 2 candidadtos a prefeito e um deles era nossa querida Conceição do PT.
O povo se uniu e queria votar nela, mas aqui quase 4000 pessoas tem cargos de confiança ou são apadrinhados pelo atual governo, ongs e outras dos vereadores.
Existe muitas denuncias mas essa que coloquei acima é que me chamou atenção.

Todos esses comicionados e apadrinhados são obrigados a se filiar nos partidos dos que lhe deram os cargos. E o número de afiliados do ano passado para esse ano foi enorme.

Veja em especial o do PMDB e o da Vereadora Vilma, que até foi presa fazendo boca de urna e agora diz que não vai perder o mandato pois aqui não temos lei para puni-la e ainda incentiva em sessao da Câmara a perseguição para os que não votaram no candidato da Continuidade do Prefeito Atual.

Pode ajudar de alguma forma com o PT nacional a verificar as denuncias daqui que não são poucas.

Veja o blog da TV Com também:
http://comunidadeacaotvcom.blogspot.com

O prefeito e Tuca que ganhou a eleição tinha 2 advogados à disposição para tentar fechar a TVCom até as eleiçoes e não conseguiu mas atrapalhou muito.

Veja se pode fazer algo e publica no Blog da transparenciaangra ,TVCom ou aqui no seu onde venho sempre dar uma olhada.

Obrigada antecipadamente
Patricia

DANIEL PEARL disse...

Companheiro Jefferson, gostaria de contar com seu apoio em divulgar o novíssimo vídeo: “SERRA E KASSAB, A MÁFIA PAULISTA”. Quem não vai gostar é os almofadinhas do "CANSEI" e os neuróticos jornalistas da Folha de São Paulo, Estadão, Veja, Rede Globo, SBT, Rede Record, RedeTV, Correio Brasiliense, O Globo, Jornal do Brasil e O Dia. O endereço do Yuotube:
http://br.youtube.com/watch?v=tOQxrd5JiXc
Um grande abraço, Daniel – editor do blog Desabafo País (Brasil):
http://desabafopais.blogspot.com/
Filiado aos BLOGUEIROS DA MARTA