É hipocrisia imaginar que na corrida político-eleitoral o vale-tudo não é a regra, mas a exceção. A campanha da Marta Suplicy em São Paulo errou na estratégia eleitoral ao abordar a vida privada do candidato Kassab, mas não quer dizer que a eleição é uma peleja entre mocinhos. É um erro permitir que a campanha eleitoral invada indevidamente a vida privada do candidato. Esse é apenas um princípio. Todavia, o maior erro em termos de estratégia eleitoral é que a campanha da Marta devia prever a reação negativa da mídia, apesar de estar aí uma grande hipocrisia.
Os petistas reclamam que a mídia sempre escancara a vida privada deles, mas quando acontece com seus adversários, essa mesma mídia insurge indignada. É público e notório que a vida privada de Lula e Marta Suplicy (só para citar alguns) foi e continua sendo invadida descaradamente pela grande mídia que a todo custo busca proteger a vida privada do candidato Kassab. Marta Suplicy foi e continua sendo vítima de preconceitos resultados da invasão de sua vida privada (algumas verdadeiras calúnias). Esse é mais um caso de indignação seletiva.
Estrategicamente, a candidata Marta Suplicy deveria ter reconhecido o erro no início, pedido desculpas, sem abandonar a estratégia de levar ao eleitor mais informação negativa sobre seu adversário. Seria uma escolha tática, e não tem nada a ver com a noção de certo ou errado. Aliás, em eleição a idéia de certo ou errado é bobagem. Tanto é verdade que contra o PT vale-tudo, e ninguém fica espantado.
Tudo indica que Marta Suplicy só viu o comercial depois de sua divulgação, mais tal fato não é atenuante para ela. A responsabilidade da campanha é sempre do candidato (a). Assim, ao perceber a repercussão negativa, a melhor estratégia é sempre reconhecer o erro, pedir desculpas e manter a estratégia de outra forma (desde que ainda se acredite que a estratégia possa surtir resultado eleitoral).
Uma maneira inteligente de abordar a suposta homossexualidade do candidato Kassab é questionar a existência da Secretaria de Desburocratização. Para que foi criada? Teria sido para abrigar na administração de Kassab o deputado Rodrigo Garcia? Quais os critérios que levaram sua escolha? No final, alguém acabaria levantando a questão do homossexualismo de Kassab, sem precisar que a campanha abordasse sua vida pessoal.
Também é importante questionar o estrondoso crescimento do patrimônio de Kassab desde que iniciou na política no governo de Celso Pitta. O comercial de Marta Suplicy traz essas questões, mas a mídia ignora, centrando somente na sua suposta indignação. Nesse episódio, a mídia sem pudor propaga que a candidata tem preconceito contra homossexuais. É o vale-tudo da mídia contra Marta Suplicy. Contra Marta Suplicy o vale-tudo é permitido.
2 comentários:
Prezado Sr. Jefferson,
Não sei se você pode ajudar nossa cidade, mas sou moradora de Angra dos Reis/RJ, veja essa matéria:
http://transpangra.t35.com/docsprefeitura/candidatosxfiliacao.htm
Há mais ou menos 6 meses surgiu uma TVComunitária aqui TVCOM canal 99 na Net e o povo começou a ter voz para reclamar as mazelas dessa cidade. A TV Câmara que devia fazer isso só publica materias que são aprovadas e dirigidas pelo atual Prefeito Sr. Fernando Jordão do PMDB. Uma vergonha só tivemos 2 candidadtos a prefeito e um deles era nossa querida Conceição do PT.
O povo se uniu e queria votar nela, mas aqui quase 4000 pessoas tem cargos de confiança ou são apadrinhados pelo atual governo, ongs e outras dos vereadores.
Existe muitas denuncias mas essa que coloquei acima é que me chamou atenção.
Todos esses comicionados e apadrinhados são obrigados a se filiar nos partidos dos que lhe deram os cargos. E o número de afiliados do ano passado para esse ano foi enorme.
Veja em especial o do PMDB e o da Vereadora Vilma, que até foi presa fazendo boca de urna e agora diz que não vai perder o mandato pois aqui não temos lei para puni-la e ainda incentiva em sessao da Câmara a perseguição para os que não votaram no candidato da Continuidade do Prefeito Atual.
Pode ajudar de alguma forma com o PT nacional a verificar as denuncias daqui que não são poucas.
Veja o blog da TV Com também:
http://comunidadeacaotvcom.blogspot.com
O prefeito e Tuca que ganhou a eleição tinha 2 advogados à disposição para tentar fechar a TVCom até as eleiçoes e não conseguiu mas atrapalhou muito.
Veja se pode fazer algo e publica no Blog da transparenciaangra ,TVCom ou aqui no seu onde venho sempre dar uma olhada.
Obrigada antecipadamente
Patricia
Companheiro Jefferson, gostaria de contar com seu apoio em divulgar o novíssimo vídeo: “SERRA E KASSAB, A MÁFIA PAULISTA”. Quem não vai gostar é os almofadinhas do "CANSEI" e os neuróticos jornalistas da Folha de São Paulo, Estadão, Veja, Rede Globo, SBT, Rede Record, RedeTV, Correio Brasiliense, O Globo, Jornal do Brasil e O Dia. O endereço do Yuotube:
http://br.youtube.com/watch?v=tOQxrd5JiXc
Um grande abraço, Daniel – editor do blog Desabafo País (Brasil):
http://desabafopais.blogspot.com/
Filiado aos BLOGUEIROS DA MARTA
Postar um comentário