terça-feira, fevereiro 10, 2009

Aécio-Pimentel: Entrevista do ex-prefeito à revista Veja sinaliza rompimento da aliança

A entrevista de Fernando Pimentel (PT) na revista Veja pode chancelar o divórcio de uma aliança política que nunca houve de fato, apenas serviu para entregar ao PSDB de Aécio o controle sobre a prefeitura de Belo Horizonte. Os apoiadores de Pimentel construíram uma aliança com Aécio para dividir o comando da capital mineira com o PSDB de Aécio e o PT ligado à Pimentel e Virgílio Guimarães, desbancando da prefeitura políticos ligados aos ministros Patrus Ananias e Luís Dulci. O argumento era de que o governador retribuiria o apoio à Pimentel para o governo estadual. A historinha é mais que conhecida. Quem acredita em contos de fada, duendes e nos políticos, não custa nada também acreditar nesse lenga-lenga. 
Aécio Neves (PSDB) vem promovendo a candidatura de seu vice-governador, Antônio Anastásia, que tem se exposto pelo interior de Minas. Só faltava uma desculpa para romper politicamente com o ex-prefeito. A desculpa veio na entrevista de Pimentel à Veja. De fato, Pimentel foi afoito ao dizer que Aécio era carta fora do baralho na sucessão de Lula pelo PSDB. É claro que Pimentel fez uma constatação, só que vindo de um aliado das últimas eleições municipais não soou bem. O ex-prefeito de Belo Horizonte tem se especializado na traição. Antes, traiu Patrus Ananias, este que o levou para a prefeitura de Belo Horizonte, e depois apoiou seu nome para vice de Célio de Castro. Assim, Pimentel chegou ao comando da prefeitura. Todavia, Pimentel preferiu seguir por outros caminhos, abandonando Patrus e os aliados tradicionais da administração municipal, como PC do B e PMDB. Preferiu aliar aos adversários, jogando para o escanteio seus aliados. É assim mesmo. Pimentel experimenta do próprio veneno. Segue uma reportagem publicada no Estado de Minas.   
Declaração provoca racha entre Pimentel e PSDB
Depois de caminharem de mãos dadas para eleger o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), o ex-prefeito da capital Fernando Pimentel (PT) e o governador Aécio Neves (PSDB) estão praticamente de caneta em punho para assinar o divórcio político. O motivo foi a declaração dada por Pimentel no fim de semana de que Aécio não será o candidato dos tucanos à Presidência da República em 2010, e que o governador de São Paulo, José Serra, disputará o cargo pelo partido no ano que vem. 
O posicionamento de Pimentel jogou folhas para o alto no ninho tucano. O secretário-geral nacional do partido, deputado federal Rodrigo de Castro, disse que o ex-prefeito demonstrou completo desconhecimento do que ocorre no PSDB. "Essa não é a realidade do partido. Há a garantia de que Aécio pode ser posicionar como pré-candidato dentro da legenda e que, até o momento, não há nenhuma definição em relação a quem disputará o cargo pelo partido em 2010", declarou.  
O parlamentar acrescentou que, "para uma pessoa que quer ter vôo mais alto no estado, Pimentel está na contramão inclusive do sentimento dos mineiros, que, segundo pesquisas, querem ver Aécio na presidência", disse Rodrigo de Castro. 
O parlamentar afirma que a tendência é a realização de prévias para definição do candidato e que a escolha interna só não ocorrerá se houver um acordo entre os dois pré-candidatos. "No cenário atual, o que existe é que ambos estão muito animados com a possibilidade de concorrer", afirmou. 
Em meio às reações tucanas, um correligionário do governador com cargo no alto escalão do partido disse que Pimentel, ao se referir dessa forma a Aécio, quis mostrar serviço. "O ex-prefeito quer espaço no governo federal. Tudo bem, mas não precisa ganhar ponto lá detonando aqui", analisou. Pimentel é cotado para assumir posto em Brasília. Uma das possibilidades é a secretaria-executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CNDES). 
Para o primeiro-secretário da Câmara dos Deputados, Rafael Guerra (PSDB-MG), Pimentel "passou o carro na frente dos bois" ao opinar sobre o destino político do governador. O parlamentar disse ainda que as declarações do petista sinalizam ser de alguém que "precisa se aproximar do PT para ter um cargo no governo federal". O tucano afirmou também que Pimentel "não decide espaço no PSDB.

Nenhum comentário: