sexta-feira, agosto 15, 2008

Pesquisas do IBOPE para a disputa eleitoral das capitais

As pesquisas do IBOPE divulgadas nesta sexta-feira foram encomendadas pela TV Globo e pelo Jornal O Estado de São Paulo. Vejam os resultados:

Marta Suplicy (PT) dispara em São Paulo
A candidata Marta Suplicy (PT) disparou na disputa pela prefeitura paulistana, atingindo 41% das intenções de voto, um crescimento de 7% em relação à ultima pesquisa IBOPE. Geraldo Alckmin (PSDB) teve queda de 5% percentuais, passando de 31% para 26%. Gilberto Kassab (DEM) ficou com 8%, contra 10% da pesquisa anterior. Paulo Maluf (PP) com 9% ficou estável. Soninha (PPS) ficou com 2% e Ivan Valente (PSol), com 1%. Outros candidatos não atingiram 1% de intenções de votos.
A pesquisa mostra ainda simulações para o segundo turno em que Marta venceria o pleito em todos os cenários. Contra Kassab, a petista aparece com 55% contra 30% do prefeito. Contra Alckmin, a petista venceria com 47% das intenções de voto contra 42% do tucano. Na hipótese de segundo turno entre Alckmin e Kassab, o tucano venceria com 57% contra 20%.
A pesquisa também pesquisou o índice de rejeição dos candidatos. O candidato com maior índice de rejeição é Paulo Maluf (PP), com 50% que declaram que não votariam nele “de jeito nenhum”. Em segundo lugar, encontram-se empatados a candidata Marta Suplicy (PT) com 27% de rejeição, mesmo índice do prefeito Gilberto Kassab (DEM). O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin apresenta o menor índice de rejeição: 11% disseram não que não votariam nele. Ressalte-se, nesse caso, queda na rejeição de Marta e de Alckmin, enquanto a de Kassab permanece estável.
Jô Moraes (PC do B) lidera em Belo Horizonte
A candidata Jô Moraes (PC do B) oscilou positivamente 1% em relação à última pesquisa e aparece com 18% das intenções de voto, liderando a corrida pela sucessão da prefeitura de Belo Horizonte. Em segundo aparece Leonardo Quintão (PMDB), que perdeu 4% pontos percentuais, passando de 14% para 10% das intenções de voto. Tecnicamente empatado com ele encontra-se Márcio Lacerda (PSB), candidato da aliança Pimentel-Aécio, com 9% das intenções de voto, um ponto acima da última pesquisa. Vanessa Portugal (PSTU), oscilou um ponto para cima e chegou a 5%, Sérgio Miranda (PDT) permanece estável em 3%, Gustavo Valadares (DEM), também ficou estável com 2%, e André (PT do B) ficou com 1%. Jorge Periquito (PRTB) não pontuou.
O prestígio político do governador Aécio Neves (PSDB) e do prefeito Fernando Pimentel (PT) ainda não foram suficientes para alavancar a candidatura de Márcio Lacerda (PSB). O chamado fenômeno de transferência de votos na eleição de Belo Horizonte ainda não apresentou o resultado esperado. Todavia, Lacerda foi beneficiado pela queda de 4% de Leonardo Quintão (PMDB), e agora está tecnicamente empatado com ele.
A eleição continua completamente indefinida, um crescimento de 7 pontos no número de eleitores indecisos ou que preferiram não opinar. Na pesquisa espontânea, nada menos que 58% dos eleitores – 54% na última pesquisa - não sabem em quem votar, ou que preferem não opinar. Os votos brancos e nulos ficaram em 19%, quatro abaixo da última pesquisa. O elevado percentual de indefinição na eleição de Belo Horizonte favorece o candidato Márcio Lacerda (PSB), que tem ampla vantagem de tempo de horário eleitoral gratuito em relação a seus concorrentes, ainda pouco conhecido do eleitor do município.
A indefinição do eleitor de Belo Horizonte também aparece no índice de rejeição, que tem grande número de indecisos: 43% dos eleitores afirmaram que não sabem em qual nome deixariam de votar. Nas simulações para o segundo turno, Jô Moraes (PC do B) venceria Leonardo Quintão (PMDB), por 31% a 18%, e Márcio Lacerda (PSB), por 31% a 16%.
Marcelo Crivella (PRB) amplia vantagem no Rio
O candidato Marcelo Crivella (PRB) subiu 5 pontos e ampliou sua liderança, passando de 23% para 28% das intenções de voto. O candidato Eduardo Paes (PMDB) subiu 4 pontos e tem agora 12%, tecnicamente empato com a Jandira Feghali (PC do B), que oscilou negativamente 3 pontos e aparece com 11%. Solange Amaral (DEM) ficou com 6%, Fernando Gabeira (PV) e Chico Alencar (PSol) têm 4%. Alessandro Molon (PT), Eduardo Serra (PCB), Felipe Pereira (PSC) e Paulo Ramos (PDT) aparecem todos com 1% das intenções de votos. Os outros candidatos não chegaram a pontuar na pesquisa.
Nas simulações para o segundo turno, Marcelo Crivella (PRB) venceria Jandira Feghali (PC do B), por 36% contra 32%. Os brancos e nulos somariam 25% e não sabem em quem votar 7%. Entre o candidato Crivella (PRB) e Solange Amaral (DEM), o candidato do PRB teria com 38% contra 25% da adversária. Os brancos e nulos somariam 28% e não sabem, 8%. Com a disputa entre Crivella e Paes, o candidato do PRB teria 37% e do PMDB, 30%. Os brancos e nulos somariam 25% e não sabem, 8%. Entre Crivella e Gabeira, o candidato do PRB teria 42% e o do PV, 20%. Os brancos e nulos somariam 29% e não sabem, 8%. Entre Crivella e Chico Alencar, o candidato do PRB teria 41% e o do PSOL, 22%. Os brancos e nulos somariam 28% e não sabem, 8% Entre Crivella e Molon, o candidato do PRB teria 44% e o do PT, 15%. Os brancos e nulos somariam 31% e não sabem, 9%.
João da Costa (PT) sobe 10 pontos e ultrapassa Mendonça Filho em Recife
O candidato João da Costa (PT) subiu 10 pontos percentuais e atingiu 30% das intenções de voto, contra 27% de seu principal concorrente, Mendonça Filho (DEM). Os dois estão tecnicamente empatados. Eduardo Cadoca (PSC) aparece com 20%, Raul Henry (PMDB) com 6%, Edson Silva (PSol) e Kátia Telles (PSTU), ambos com 1% dos votos.
A quantidade de eleitores que informou voto branco ou nulo oscilou de 12% para 10% das intenções de voto. Além disso, 4% disseram que não sabiam em quem votariam ou preferiram não responder contra 6% na pesquisa anterior.
Nas simulações para o segundo turno, Mendonça Filho (DEM) venceria o petista, por 48% contra 38% (na pesquisa anterior o petista ficava com 28%). Entre Mendonça e Cadoca, o candidato do DEM venceria o adversário por 47% contra 33% das intenções de voto. Se a disputa fosse entre Cadoca e João da Costa, Cadoca venceria o petista com 44% das intenções de votos contra 40% do concorrente.
Outras capitais
Em Teresina (PI), o candidato Sílvio Mendes (PSDB) aparece com 67% das intenções de voto, contra 15% de Nazareno (PT). Os outros candidatos somam 1% ou menos. Na simulação para o segundo turno, o candidato tucano obtém 71% contra 18% do petista.
Em Manaus (AM), o ex-prefeito Amazonino Mendes (PTB) lidera a corrida eleitoral com 58% das intenções de voto. O candidato Omar Aziz (PMN) aparece com 16%. O prefeito e candidato à reeleição, Serafim Corrêa (PSB) aparece em terceiro lugar, com 8%, seguido de Francisco Praciano (PT), com 6% das intenções de voto. Os candidatos João Freire (PSol), Luiz Navarro (PCB) não pontuaram. Os votos brancos e nulos somam 3% dos entrevistados e 8% não souberam responder.
Segundo a pesquisa, Serafim tem o maior índice de rejeição entre os eleitores: 65%. Em seguida vêm Amazonino Mendes, com 16%, e Omar Aziz, com 12%. Bessa e Praciano registram 9% cada, enquanto Luiz Navarro fica com 8%.

Nenhum comentário: