terça-feira, fevereiro 24, 2009

Aécio estimula vice a concorrer ao governo de Minas em 2010

Do Estadão

Enquanto o governador de Minas, Aécio Neves, concentra seus esforços na disputa pela indicação como presidenciável do PSDB em 2010, seu vice, Antônio Augusto Anastasia, tem sido estimulado a assumir uma agenda mais robusta para ganhar visibilidade e se projetar como candidato na sucessão estadual. Filiado ao PSDB, mas com pouca experiência em eleições, Anastasia é o gerente responsável por coordenar o "choque de gestão" na administração. Homem de confiança do governador, o vice é também uma espécie de carta na manga de Aécio, cuja sucessão deve entrar na costura de seu projeto eleitoral ano que vem. 

"Estou totalmente vinculado às determinações e orientações do governador, não só sob o ponto de vista administrativo, mas também sob o ponto de vista da orientação política", afirma Anastasia. Ele se diz honrado, mas considera cedo para falar em candidatura. "Não vou dizer nem que sim, nem que não, porque é uma hipótese futura."

O PT mineiro - que tem dois postulantes a candidato, o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel -, porém, já ensaia o discurso para se contrapor ao eventual candidato do governador. "O nome deles é o Anastasia", sentencia o presidente estadual, deputado Reginaldo Lopes. "Estamos construindo o nosso projeto. O PT não precisa ter pressa para definir o nome."

Reconhecido como eficiente técnico da gestão pública, o vice aos poucos vai se desvinculando da esfera burocrática e adentrando nos bastidores políticos, assumindo com crescente desenvoltura iniciativas como articulador. Intensificou o ritmo de palestras e cada vez mais representa o governo em viagens pelo interior, onde anuncia e inaugura obras e estreita o relacionamento com os políticos locais. 

"Apesar de técnico, ele tem demonstrado carisma político", diz o deputado Abi-Ackel, presidente do PSDB-MG. Ele prega "cautela" na definição do candidato e afirma que irá se dedicar a "uma consulta prévia às bases". 

Caso não consiga emplacar a candidatura à Presidência, Aécio deverá se desincompatibilizar para disputar o Senado. Ciente disso, Anastasia já se prepara para assumir o governo, provavelmente em abril de 2010. "Todos nós desejamos que o governador seja candidato a presidente. Mas se não for, será candidato ao Senado”.

Comentário do blogueiro:

Para entregar a prefeitura de BH para a turma de Aécio, Pimentel e seus aliados espalharam um conto da cachorinha: Aécio apoiaria Pimentel para o governo. Sempre soubemos que a estratégia de Pimentel buscava mesmo era expulsar os remanescentes de Patrus e Dulci em BH. A estratégia de Pimentel era calculada, e para conseguir a indicação para o governo de Minas, o PT abriria mão da PBH.

Ao lado de Virgílio Guimarães (outro que só traz problemas), Pimentel e aliados promoveram filiações em massa com o fim de obter uma vitória numérica. Passou por cima das orientações do Diretório Nacional, e promoveu uma aliança em que o PT só cedia, sem nada receber em troca. Um exemplo: o PSB apoio o PSDB em Juiz de Fora, mesmo recebendo a prefeitura mais importante do Estado - Belo Horizonte. Já em Itamarandiba, o PT entregou de graça a prefeitura mãos do PSB. De fato, o PSB não tinha qualquer compromisso com o PT. Assim, na cidade em que o PT não apoiava um candidato do PSB, o partido estava do outro lado, contra o PT e apoiando o PSDB. É essa a estratégia inteligente de Pimentel.

Duvido que algum dia o Aécio fez promessas no sentido de apoiá-lo. Mas teve muita gente que preferiu acreditar em Pimentel e Aécio, poderia também é acreditar em duendes, era mais crível. Minas merece muito mais. Patrus 2010 governador.

3 comentários:

Lingua de Trapo disse...

Jefferson, você disse tudo e nada tenho a complementar. O jogo do Pimentel e de seu cupincha Virgílio Guimarães é muito manjado. E digo mais, esses dois ainda vão aprontar mais, espere só para ver.

Anônimo disse...

Quem sempre governou Minas Gerais no Governo do psdb foi o vice-governador, e a irmã de ferro controladora-geral.
As pessoas originais passaram a ter uma visibilidade gigantesca com o advento da internet, mesmo com um certo controle(ainda sem o projeto do Senador azedo do psdb).
As crias do marketing bilhonário(com dinheiro do povo) tendem a perder espaço irrecuperavel, mesmo que tenha na palma da mão toda a mídia, com as chaves do cofre, claro!

Pedro Afonso disse...

Jefferson,

Itamarandiba não anda sastisfeita com o governador Aécio, o Governo do Estado tem anunciado obras para cidade, mas não as executa, aqui basta discorrer do anunicio da modernização do aeroporto da cidade pelo Proaereo até agora nada, além do CVT anuniciado mas não edificado. Então Itamarandiba diz não para o governador que fala de mais e nada faz. Em resposta a omissão do Estado Itamarandiba diz Não, o clima de insatisfação é muito grande na cidade.