quarta-feira, maio 06, 2009

O PT gaúcho e a polêmica da aliança com o PMDB

De Bruno Lima Rocha, publicado no Blog do Noblat
Depois de sofrer seguidas derrotas, chegou o momento do PT do Rio Grande do Sul amarrar um mínimo de unidade interna. E, se algo pode frear o processo de unificação em torno de um chefe político – Tarso Genro – é a política nacional para a candidata de Lula. O problema está na agenda de trabalho, no campo de alianças e nos discursos de legitimação que justificam quem subirá no palanque de quem em 2010. No caso do PT gaúcho, esta unidade impõe necessariamente um calendário pré-eleitoral estadual e um jogo de acompanhamento das lideranças sindicais do rincão. Assim, empurra os correligionários de Diógenes Oliveira para as marchas de rua, fazendo coro na luta contra a gestão de Yeda Crusius (PSDB) e seus aliados. É nesta confluência que se dá o choque de interesses.

O calendário dos petistas gaúchos se viu emparedado pela Direção Nacional e o tema saltou para a mídia. A polêmica visível foi entre Tarso e José Dirceu, sendo que o primeiro acusa um “atropelamento” da agenda estadual. O recurso discursivo de Tarso cala fundo na base dos petistas gaúchos. Ao acusar de intromissão do “centro do país”, o tema mobiliza corações e mentes, incluindo os cansados e desiludidos. Desse modo, pode-se recuperar um pouco da auto-estima perdida, e abrir caminho para uma aliança de tipo “mal menor”, como nas prefeituras de Canoas (com o PP) e de Santa Cruz (com o PTB).

O epicentro gaúcho é a tentativa de costurar um acórdão com o PMDB em escala nacional, incluindo o Rio Grande. Segundo José Dirceu, o PT deve tentar dialogar com o seu maior aliado em nível nacional (e grande rival nas eleições locais), “sem pré-condições e sem ilusões”. Isso por aqui ainda é difícil. Que o partido de Simon é uma federação de caciques e oligarquias estaduais todos sabemos. Também é de entendimento público que esta legenda não se comporta de maneira programática. E, como até as pedras da Rua da Praia sabem, o PMDB do RS governou ombro a ombro com FHC durante seus oito anos de Planalto, incluindo a gestão do deputado Eliseu Padilha como ministro dos Transportes. E, mesmo diante de todas essas evidências, o PMDB é o maior aliado de Lula no país, ocupando postos-chave e sendo decisivo na crise política de 2005. É hora do PT do presidente retribuir em todo o país, incluindo a Província de São Pedro. Eis a “revolta”.

Na verdade, trata-se de puro pragmatismo dos dois lados. Pela racionalidade da política eleitoral do estado, o PT do RS deve se afastar do PMDB. Ao mesmo tempo, para tentar permanecer no Planalto, o movimento deve ser o oposto. Esse é o jogo e não é nada ideológico.

Bruno Lima Rocha é cientista político (www.estrategiaeanalise.com.br / blimarocha@via-rs.net)

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa.

O q tá acontecendo c/ esse blogue?
Virou poleiro tucano?
Até o nome do maldito naz-fascista Noblatblabla vale como "referencia"???

Credo. Vou esperar mais 1 pouco e, se continuar nessa toada ... empplumadae de bico longo ... caio fora, tiro de meus favoritos e passo á fazer campanha contra.

Inté,
Murilo

Jefferson Milton Marinho disse...

Prezado Murilo,

Calma, certamente eu e você estamos do mesmo lado. Podemos até divergir no varejo, mas temos afinidade no atacado. E aqui não tem Noblats, Leitão, Josiasss...xô tucanada. Nada de tucanos ou atucanados como o Pimentel.

Mas o artigo que postei do Noblat é para provocar a discussão. Entendo que os aliados (PMDB à frente) querem tudo do PT em 2010 como moeda de troca para apoiar Dilma. Mas só Lula pode garantir a eleição de Dilma. Querem vender algo mas sem garantia de entrega.

Agradeço sua visita.

Abraços,

Jefferson

Anônimo disse...

Ufa, Jeferson.

Achei q tinha bebido algo difrente, e nao uso alcool de qlqlr jeito.

Brigadao, e já tá nos meus favoritos.

Imitando:

Debalde, i voltarei.

Y Juca Pirama (lembra?)

Inté,
Murilo